Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento, adaptação e validação de Testes Neuropsicológicos

Uma das nossas linhas de pesquisa mais tradicionais envolve a criação ou adaptação de testes neuropsicológicos para o contexo brasileiro. Atualmente nosso foco encontra-se em testes relacionados à atenção, memória e funções executivas. Confira alguns de nossos instrumentos na guia "Testes e Escalas"

Atenção e memória ao ao longo do desenvolvimento

A atenção e a memória são funções cognitivas básicas fundamentais para uma boa adaptação ao dia a dia. Nesse projeto temos como objetivo investigar como a atenção e a memória se associam em diferentes idades. Acreditamos a atenção atue como um facilitador dos processos de memória, em especial durante a infância e a velhice. 

Avaliação dos estilos parentais em pais de crianças e adolescentes

Muitas vezes cometemos pequenos erros de atenção, memória ou raciocínio no dia a dia. Esquecemos uma palavra, perdemos objetos, não respondemos emails importantes ou até mesmo esquecemos compromissos. Nossa pesquisa objetiva caracterizar essas dificuldades de dia a dia e identificar quais fatores psicológicos se associam às mesmas.

O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade e o amor

O TDAH é um trasntorno do neurodesenvolvimento que afeta o controle da atenção, comportamento e motivação. Alguns neurotransmissores envolvidos no TDAH são também envolvidos na experiência amorosa, um dos aspectos mais importantes dos relacionamenos interpressoais. Nosso objetivo é investigar se o TDAH afeta a experiência amorosa desses pacientes. 

Investigação da alteração do comportamento impulsivo de crianças com TDAH tratadas com Estimulação Transcraniana não invasiva

O TDAH é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais frequentes na infância, e trazem prejuízos significativos na qualidade de vida dos portadores. Um dos sintomas marcantes no TDAH é a impulsividade, caracterizada por ações rápidas e impensadas, intolerância à frustração, capacidade reduzida de reflexão, dentre outras. O estudo visa realizar Estimulação Transcraniana não invasiva a fim de minimizar os sintomas de impulsividade nas crianças com TDAH.

Relações entre religiosidade e impulsividade

A religiosidade e a espiritualidade são encontradas em todas as culturas humanas e tem papel importante na vida da maior parte das pessoas. Muitos comportamentos considerados imorais pela religião são também comportamentos
impulsivos. Nesse projeto de pesquisa nosso objetivo é investigar se pessoas religiosas tendem a ser menos impulsivas e a postergar mais a gratificação.

Falhas cognitivas no dia a dia

Muitas vezes cometemos pequenos erros de atenção, memória ou raciocínio no dia a dia. Esquecemos uma palavra, perdemos objetos, não respondemos emails importantes ou até mesmo esquecemos compromissos. Nossa pesquisa objetiva caracterizar essas dificuldades de dia a dia e identificar quais fatores psicológicos se associam às mesmas.

Funcionalidade em adultos com síndrome de Asperger / Autismo

A Síndrome de Asperger e os outros Transtornos do Espectro Autista afetam nossa capacidade de entender as outras pessoas, o contexto social e levam a um comportamento muitas vezes restrito e inflexível. Contudo, algumas pessoas com esses quadros apresentam bom funcionamento no dia a dia, em termos de trabalho, estudo e relacionamento. Nosso objetivo é identificar fatores associados à boa funcionalidade deses pacientes.

Relações entre estilos parentais e desenvolvimento auditivo em crianças usuárias de implante coclear

O estudo visa avaliar a relação entre a forma e a qualidade das relações parentais de pais e mães de crianças com deficiência auditiva e de pais e mães de crianças saudáveis. A pesquisa, portanto, se baseia na comparação entre os estilos parentais de pais de crianças saudáveis e de crianças com deficiência auditiva.

Efeitos da Estimulação Transcraniana nos processos de tomada de decisão: um estudo randomizado controlado duplo-cego

A tomada de decisão é um processo complexo que envolve múltiplos aspectos cognitivos, emocionais e contextuais que envolve principalmente o córtex préfrontal. O prejuízo na tomada de decisão é característico de diversos transtornos e comportamentos disfuncionais. Nosso objetivo é analisar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua na tomada de decisão, avaliada por um teste neuropsicológico, e associado a marcadores somáticos.

© 2017-2019 por Jonas Jaridim de Paula